segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Ano novo Negócio novo!

Muitas pessoas aproveitam o réveillon para planejar o resto de suas vidas. Após comer carne de frango e porco, se empapuçar de lentilhas, jogar sementes de uvas por cima do ombro direito e pular sete ondinhas, muitos brasileiros resolvem que serão os “donos de seus narizes” no ano que inicia.
Primeiramente é preciso dizer que estas simpatias não tem embasamento algum tampouco resultados comprovados. Você conhece alguém que teve sucesso exclusivamente por ter praticado todo este ritual? Conhece alguém que fracassou por não ter feito? Também e importante dizer que não se pode chamar de “planejamento” alguns desejos cantados ao vento em poucos minutos regados a bebida alcoólica.
Vamos à parte pratica: Se você quer mesmo empreender não precisa uma noite especial e uma roupa branca para iniciar o planejamento. Tudo inicia com conhecimento e informação:
1. Tenha ou busque conhecimento técnico sobre o negócio. Não se abre um açougue sem entender de cortes e manipulação de carnes. Você poderá ser enganado pelos fornecedores ou funcionários se não conhecer tecnicamente a execução do trabalho;
2. Tenha ou busque conhecimento sobre gestão do negócio. O risco de quebrar é maior se você não fizer os corretos cálculos de custo e formação de preço de vendas, bem como o controle do fluxo de caixa. Se você não sabe administrar sua conta bancaria e seu salário o que lhe faz pensar que terá sucesso com seu negócio próprio?
3. Conheça o seu mercado. Converse informalmente com seus futuros clientes e tente descobrir suas satisfações e frustrações com os atuais fornecedores. Compre os produtos de seus futuros concorrentes, analise seus pontos fortes e fracos;
4. Muitos iniciam o negócio somente com recursos do investimento fixo (máquinas e equipamentos), isto já é arriscado. O ideal é iniciar também com recursos para o capital de giro, mas se você não tem dinheiro algum é melhor repensar tudo ou encontrar um investidor;
5. Você precisa ainda dimensionar a necessidade de pessoal. Limitações e adequações legais também devem ser observadas, para cada ramo de atividade existem regras diferentes que devem ser obedecidas;
Após reunir estas e outras informações importantes, organize-as em um plano de negócio. O plano de negócio é um documento que descreve os objetivos de um empreendimento e os passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo riscos e incertezas.
Por fim, para empreender você precisa planejamento, disciplina e organização, já para a noite de ano novo com tantas simpatias você precisa de Epocler, Estomazil e Engov.
Sobre o Autor

Administrador (CRA/SC 12.852)
Especialista em Comunicação Integrada de Marketing
Mestrando em Administração (PUCPR)
Professor das disciplinas de Negociação e Empreendedorismo do Centro Universitário Católica de Santa Catarina.
Analista Técnico Sebrae/SC

.Marco Antonio Murara
professor@murara.com.br
www.professor.murara.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário