sexta-feira, 10 de junho de 2011

Como Usar o Som Automotivo


Para aliviar o stress do trânsito, nada melhor que ouvir música durante o trajeto de casa para o trabalho ou do trabalho para casa. Durante longas viagens, também, a companhia da música sempre faz bem para os motoristas e para os passageiros do carro.


Entretanto, ou uso inadequado da aparelhagem de som em veículos automotivos pode prejudicar o sossego público e distrair motoristas, afetando o interesse coletivo de manter o trânsito seguro.


Por isso, existem algumas regras e dicas para melhor aproveitar o som automotivo, sem que haja o risco de distração, o que pode causar sérios acidentes, e que ajuda evitar que a música ouvida dentro de determinado carro atrapalhe ou incomode as demais pessoas que trafegam pelo trânsito.


De acordo com a Lei definida pelo CONTRAN, o Conselho Nacional de Trânsito, em vias públicas só é permitida a utilização de equipamento que produza som no nível de pressão sonora no limite de 70 decibeis, durante o dia, que corresponde das 6h às 22h, e, durante a noite, das 22h às 6h, o limite máximo é de 60 deceibeis. Os que não respeitam esse limite podem ser multados e terem os aparelhos recolhidos pelos órgãos fiscalizadores.


Como na maioria dos aparelhos de som automotivo o volume não vem calculado em decibeis, basta usar o bom senso para avaliar o quanto o som ouvido dentro do carro pode estar incomodando os demais motoristas ou até mesmo os pedestres.



(via FreeDigitalPhotos.net)


O volume muito alto, além de incomodar os demais motoristas e transeuntes, pode causar irritação e distração ao condutor do veículo, pois pode impedir a audição de outros sons de alerta importantes como buzinas ou sirenes.


Outra questão importante para melhor aproveitar o som instalado nos veículos é entender a diferença entre som e ruído. Um ruído é o som causado por um objeto que vibra de forma desordenada, utilizando muitas frequências ao mesmo tempo. Já o som é aquele originado por notas musicais e que utilizam apenas algumas frequências. Se o equipamento de som estiver desajustado, as notas serão prejudicadas por ruídos oriundos de incompatibilidade entre a potência das caixas e do aparelho de som.


Por isso é importante que o som automotivo seja escolhido de acordo com o tamanho do veículo e seja instalado por profissionais especializados. É fundamental ainda, utilizar recursos equalizadores e demais ferramentas encontradas no mercado para melhorar a qualidade do som, evitando que a música torne-se barulho.


Para evitar a distração com o som da música, o motorista deve selecionar a lista de reprodução desejada já antes de começar a dirigir, assim como o volume ideal, para evitar a troca de CD ou ajuste de volume, que são movimentos que podem distrair e tirar a concentração do volante.


Dessa forma, é possível utilizar o som automotivo aproveitando sua melhor função: deixar o ambiente mais animado e descontraído, sem prejudicar os ouvidos do motirista do veículo e demais pessoas que trafegam pelo trânsito.

Origem: http://artigos.blog.br/art/como-usar-o-som-automotivo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário