sexta-feira, 10 de junho de 2011

Como Escolher o Capacete de Moto Adequado


O acessório mais importante do equipamento de proteção e segurança para conduzir motos é sem dúvida o capacete, pois é ele que protege a nossa cabecinha. Este guia, criado basicamente com base na nossa experiência e em informações fornecidas por alguns fabricantes de capacetes, serve exatamente para o ajudar a escolher um capacete de qualidade, que esteja de acordo com a sua moto e que lhe permita alguma segurança quando anda na sua moto.


1. Tipos de Capacetes.


Cada tipo de capacetes de moto tem a sua função própria, os seus limites em termos de segurança, as suas vantagens e as suas desvantagens. Cada grupo distinto de motociclistas tem mais inclinação para um certo tipo de capacete, dependendo principalmente da moto que conduz e também logicamente com o tipo de pessoa.


Integrais (para Estrada).
Fáceis de identificar por serem um capacete fechado, este formato confere maior resistência a toda a estrutura. No entanto, estes capacetes facilmente embaciam a viseira e tornam-se algo quentes nos dias de maior calor. São os mais caros de todos uma vez que o custo de desenvolvimento é superior aos outros, oferecem muito maior proteção e têm muito mais material e funcionalidades (ex: canais de circulação de ar, forros removíveis, viseiras destacáveis, etc).


Todo Terreno.
Têm um formato muito próprio que inclui uma proteção contra pedras, lama e poeiras e permitem o uso de óculos adequados. São logicamente indicados apenas para MotoCross e práticas de todo terreno.


Híbridos.
Permitem abrir/deslocar para cima a parte do queixo do capacete. Muito práticos nas grandes viagens, pois permitem descansar um pouco a cabeça e respirar melhor nas paragens, sem ter que retirar o capacete, e são também muito práticos para pessoas que usam óculos.


Abertos. Com área de cobertura mais reduzida, protegem apenas as orelhas e as partes laterais da cara, e não possuem qualquer proteção para o queixo, sendo poucos os que incluem viseira. São bastante mais baratos que os restantes capacetes, indicados principalmente para trajetos curtos, a pouca velocidade, ou seja, em áreas urbanas.


Curtos. São a forma mais simples de capacetes. Não protegem nem o queixo nem as laterais. São mais usados nas choppers/custom por se integrarem melhor no estilo, mas a segurança dos mesmos é muito precária ou quase nula. São também mais baratos que quaisquer outros.


2. Pontos essenciais de um capacete de moto.


Conforto. À parte do fator segurança, o aspecto mais importante de um capacete é o conforto, pois usamo-lo vezes sem conta nas mais diversas condições quando conduzimos a nossa moto. Deve ser seguro, esteticamente agradável e bastante confortável.


Camada exterior (Calota ou casco).
O casco é normalmente composto ou por uma mistura de policarbonatos ou fibra de vidro. Capacetes em fibra de vidro oferecem elevada resistência ao impacto, são muito estáveis e duram bastante tempo. Os capacetes de policarbonatos são mais leves e muito rígidos. O casco deve ser moldado numa só peça pois a sua principal função é dissipar o impacto por toda a estrutura e evitar que qualquer objetos penetre no interior do capacete.


Camada de proteção interior.
A camada de proteção de um capacete é normalmente feita de poliuretano. Tem como função absorver o impacto sem o transmitir para a sua cabeça. Alguns capacetes (dos muito maus) não têm esta camada, o que apesar de lhes dar um ar mais leve e prático de transportar, falta-lhes no entanto o ingrediente principal que é precisamente a segurança.


3. O tamanho certo dos capacetes de moto.


1 – Use uma fita métrica para medir o perímetro da sua cabeça.
2 – De acordo com a tabela do fabricante, procure qual o tamanho correspondente à medida da sua cabeça (Ex. small, largo, extra largo…).
3 – Pegue nas correias do capacete e encaixe-o na sua cabeça.
4 – O capacete deverá ficar bem justo à cabeça.
5 – O capacete deve ser confortável.
6 – Verifique se a parte anterior do capacete fica bem junta ao pescoço e à testa não deverá caber o polegar entre o capacete e a cabeça.
7 – Ajuste e aperte o fecho das correias.
8 – O fecho não deverá ficar demasiado justo, pois aperta-lhe o pescoço.
9 – Abane a cabeça de modo a verificar se o capacete não abana.
10 – Certifique-se de a sua cabeça não escorrega dentro do capacete.
11 – Sente-se na sua moto na posição de condução. O topo do capacete não deverá influenciar a sua visão.
12 – O seu ângulo de visão deverá ser da ordem dos 100%.
13 – Se usa óculos, experimente-os com o capacete.
14 – Pressione com a mão por cima do capacete simular a força do vento e assegure-se que se sente confortável e que o capacete envolve toda a sua cabeça.
15 – Verifique se tem todas as características ao seu gosto.
16 – Use-o pelo menos durante 5 minutos para ver se fica com marcas vermelhas.


O tamanho do seu capacete não só é determinante no conforto e prazer que lhe proporcionará, mas também tem um papel importante em caso de embate. Nunca compre um capacete que não lhe serve na perfeição.


1. Comece por experimentar o tamanho que pensa ser o correto, de acordo com a tabela do fabricante.


2. Segure no capacete pelas duas fitas, uma em cada mão e coloque-o até sentir o topo a tocar na cabeça. Se imediatamente se sentir demasiado apertado, por exemplo, se a sua cabeça não chegar a tocar no topo do capacete, ou se as suas orelhas não ficam comodamente encaixadas, ou se o magoa, experimente o tamanho acima.


3. Uma vez encontrado o tamanho confortável e justo, deverá verificar se não está demasiado largo. Para isso, pegue numa das fitas, com o capacete apertado, e tente mover o capacete de lado a lado e de cima para baixo. Se o capacete escorregar, está grande demais. Se a sua pele e o escalpe seguem o mesmo movimento do capacete, então esse é o tamanho certo.


4. Finalmente, ainda enquanto segura nas fitas, o mais rápido possível para baixo e para trás. Se sentir que o capacete pode sair em qualquer dessas posições, ou está demasiado grande, ou as fitas não estão devidamente apertadas.


4. Cuidados e Manutenção do Capacete.


Limpeza exterior.
Para limpar o seu capacete por fora, recomendamos o uso dos mesmos produtos concebidos para a limpeza dos automóveis. Praticamente todos os capacetes levam um acabamento idêntico ao dos automóveis, e poderá utilizá-los para a remoção de riscos e polimento. Tenha cuidado para não polir demais, pois acabará por abrasar demais a camada de acabamento, chegando à camada de pintura. Quando remover autocolantes do casco, ficam sempre resíduos de cola, que poderá remover com álcool, limpando com água e sabão logo que termine.


Limpeza interior.
Muitos capacetes têm interiores laváveis, os quais deverá lavar com sabão à mão e deixar secar ao ar para assegurar que o forro não deforme.


Limpeza dos canais de ventilação.
Poeiras e sujeira ficam normalmente acumuladas nestas zonas. Se possível, utilize um compressor a ar para soprar toda esta sujidade. Deve retirar os interiores do capacete para proceder a esta operação.


Apertar e remover os parafusos.
Por vezes é necessário ajustar alguma peça do capacete, tal como o suporte da viseira ou da pala no caso dos de TT. Tenha atenção para não apertar demais estes parafusos pois podem-se partir, se forem de plástico, ou rasgar-se se forem de alumínio.

Origem: http://artigos.blog.br/art/como-escolher-o-capacete-de-moto-adequado/

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